Total de visualizações de página

sexta-feira, 28 de junho de 2013

A história do cachecol ....


Que cachecol é tendência e ajuda a se esquentar do frio, isso todas nós sabemos. Mas já sabem como se iniciou a história do cachecol? Eu já havia explicado [AQUI] de como usar, mas dessa vez estive pesquisando mais sobre a História. E pelo que estive lendo o cachecol é praticamente o "pai da gravata", isso mesmo, esse post será mais detalhado sobre essa peça que tomou nossos corações. A gravata surgiu em Roma, no século I a.C e nos dias mais quentes, os soldados romanos, para se refrescar, usavam a "focale", uma espécie de cachecol úmido amarrado ao pescoço. Apesar de prática, a gravata romana não virou moda. 

Em 1668, um regimento de mercenários croatas a serviço da Áustria aparece na França usando cachecóis de linho e de musselina. Os franceses, com sua característica preocupação com o vestuário, adoraram o cachecol iugoslavo e logo começaram a aparecer em público - homens e mulheres - usando gravatas. Eram modelos de linho ou de renda, com nós no centro e longas pontas soltas.Os franceses passaram a chamar seus lenços de pescoço de "cravate" (gravata, em inglês), porque em francês essa palavra significa também croata. A gravata moderna só veio cair no gosto popular no final do séc XIX, e era destinada ao público masculino. Ainda nessa época, as mulheres também começaram a usar gravatas com blusas e saias, embora se tratasse de uma tendência e não de uma moda duradoura. As gravatas retornaram com parte da moda unissex da década de 60.Segundo a Enciclopédia da Moda, de Georgina O'hara, cachecol significa: tira longa de tecido, geralmente tricotada em lã à mão ou à máquina. É enrolada em volta do pescoço quando faz frio. Também é conhecido como "cachenê", do francês "cache-nez". Considerações à parte, o fato é que o cachecol sempre foi recebido de braços abertos no inverno. Vale a pena investir! O acessório novo faz uma ótima parceria até com as roupas mais velhas. O resultado é um visual moderno e divertido para diversas ocasiões.

Hoje o cachecol não é apenas um acessório que serve para esquentar, mas que também fazem um complemento charmoso até mesmo quando se usa roupas simples e apagadas, é um chamativo para conduzir olhares. E o legal que ele pode estar presente no guarda roupa feminino e masculino.
Para aquelas pessoas que tem rosto cheio e pescoço curto, a recomendação é que não exagere no volume no pescoço. Seu uso pode ser diversificado, por exemplo usa-se lenços no cabelo ou colocá- los  na cintura.

Vivemos em um país tropical, mas isso não significa que devamos deixar o pescoço desprotegido quando bate aquele pé de vento típico do inverno. Para você curtir o friozinho sem ficar resfriado, reunimos abaixo as principais tendências em cachecóis vistas pela WGSN nas passarelas internacionais.

Extremamente comercial, o cachecol longo vem em malha, crochê ou lã.

O cachecol que faz as vezes de gola é tendência há três temporadas e não dá sinais de que vá esmorecer.

Seguindo uma tendência setentista country, os lenços em formato de laço vêm em seda, veludo e em muitas estampas.

Lenços, xales e estolas de pele – que podem sempre ser sintéticos – são a grande novidade da temporada. Eles vêm dentro de uma tendência vintage que surgiu neste ano.

As dez maneias de usar

Tradicional: apoie o meio da peça no pescoço, faça uma volta completa e deixe as pontas caídas, de um jeito descontraído. Fácil e rápido.

Modelos longos: quanto mais compridos, mais voltas você pode dar no pescoço, mas sem apertar. Além de aquecer, valoriza o rosto, já que o volume maior chama a atenção para a parte de cima do corpo.

Gola extra: você pode formar uma gola extra com o cachecol: para isso, é só fazer uma volta mais larguinha, como se fosse um colar mais curto.

Nó grande: dobre seu cachecol ao meio, envolva-o no pescoço e passe a ponta solta por dentro da dobra que ficou no lado oposto. O nó fica grande e o efeito, incrível. Para homens e mulheres.

Coleira: enrole todo o cachecol no pescoço e esconda as pontas por dentro da parte inferior da echarpe. Esse é mais um visual que chama a atenção para o rosto e fica ótimo com cabelos presos em coque ou rabo de cavalo.

Sobre os ombros: os cachecóis também podem ser usados simplesmente sobre os ombros. Os estampados ficam lindos com um look básico e dispensam o uso do casaco.

Transpassado sobre os ombros: não há nada mais simples do que colocar o cachecol e lançar uma das suas pontas sobre o ombro oposto: fica simples, bonito e não cai.

Cachecol com echarpe: sobreponha echarpe e cachecol sem medo, usando o mais groso por baixo, enrolado ao pescoço. Finalize com a echarpe também enrolada em uma única volta.

Como colar: junte as pontas do cachecol, formando um círculo e use-os como colar. Ideal para blusas sequinhas e um casaco por cima.

Com broche no centro: pode usar um broche para prender e dar um ar ainda mais romântico ao cachecol.

Outras formas de usar lenço ou cachecol:

1.Simplesmente colocando no pescoço, com uma das partes para frente e a outra para trás

2.Ascot: faça um nó como o de gravata no cachecol e coloque para dentro da roupa.

3.Tecidos menos volumoso, faça um nó simples de gravata.

4.Como gargantilha colocando o cachecol no pescoço e levando as duas pontas para trás, amarrando na nuca as pontas. Podendo voltar e amarrar para a frente, isso se o pescoço for longo.


Uma dica os lenços retangulares emagrecem e destacam cor e leveza a qualquer modelo de roupa, é sofisticado e serve para qualquer produção simples e além disso também aquecem o pescoço na medida certa.

Cachecol para Eles

Além de garantir elegância e sofisticação aos visuais de inverno, o cachecol tem o poder de aquecer o pescoço e ombros. Mais do que nunca, a diversificação nos acessórios masculinos vem aumentando e os cachecóis fazem sucesso entre eles no inverno

Para usar cachecóis os homens devem levar em conta o seu estilo pessoal. Homens básicos devem optar por modelos mais discretos, em tons escuros, de preferência da mesma cor da camisa ou casaco. Os mais modernos e ousados podem investir em cachecóis maiores, com listras ou alguns detalhes nas pontas, além de cachecóis bicolores e cores mais chamativas.

Uma maneira de usar o acessório é jogar as pontas para trás envolta do pescoço, cruzar as duas atrás e retornar com as pontas para frente, deixando-as caídas. Além disso, pode ser usados bem despojados, em volta do pescoço, com uma ponta jogada para trás e outra caída na frente, fica bem charmoso!

É importante ressaltar que a escolha do cachecol depende também do tipo físico da pessoa. Os homens de pescoço mais curtos e grossos devem optar por um cachecol de tecido mais fino e evitar dar duas voltas no pescoço, deixe-o sempre caído. Já os homens de pescoço mais comprido e fino podem abusar mais de tecidos pesados e até mesmo dar uma ou duas voltas 
no pescoço.

Os cachecóis para homens diferenciam-se dos femininos pelo aspecto mais sóbrio, em modelos mais discretos, sem grandes detalhes. Os cachecóis masculinos podem ficar por fora do casaco ou por dentro da roupa. É importante deixar o acessório leve e soltinho e não deixar muito justo no pescoço.

Aos homens que gostam de cuidar do visual vale a pena apostar nos cachecóis que são extremamente úteis e versáteis e além de aquecer combina com qualquer traje e estilo, desde os mais casuais até os mais formais.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Q Arte! vale apena você ler!

Olá minhas amigas artesãs como passaram o fim de semana?


espero que muito bem,o meu foi ótimo junto com minha família fizemos uma despedida de nossa prima Raissa que foi fazer intercânbio nos Estados Unidos ficaremos com saudades mas sabemos que ela esta muito feliz e isso é o que importa.

Meninas eu tinha uma curiosidade de saber de onde surgiu o crochê e fui pesquisar  e encontrei tudo a respeito e fiquei fascinada , então decidi compartilhar com vocês espero que gostem  o quanto eu gostei !


História do Crochê

Pouco se conhece dos primeiros idos do crochê, mas acredita-se que os primeiros trabalhos foram feitos com os dedos. Alguns teorizam que o crochê evoluiu de práticas tradicionais na Arabia, América do Sul ou China, mas não existe nenhuma evidência decisiva dessa técnica antes de sua popularidade na Europa durante o século 19. Os escritos mais velhos que se tem datam do ano de 1812 e a primeira receita de crochê publicada apareceu na revista holandesa "Penelope" em 1824.
No século 19 na França, Reino Unido e America , o crochê começou a ser usado como um substituto mais barato para as outras formas de rendas. O preço da linha de algodão industrial estava baixando, e apesar das rendas de crochê gastarem mais linha do que as rendas de bilro e outras, o crochê era mais rápido de fazer e mais fácil de ensinar.
Durante a Grande Fome Irlandesa, freiras Ursulinas ensinaram mulheres e crianças locais a fazer crochê. O trabalho delas eram mandados por toda a Europa e America e eram comprados pela beleza e também por questões caridosas para ajudar aquela população faminta.
Por todo o mundo, o crochê tornou-se uma indústria caseira em franca expansão, particularmente na Irlanda e Norte da França, sustentando comunidades cujo meio de vida tradicional foi devastado pelas guerras, mudanças da hábito nas fazendas , uso da terra e perda das colheitas. Mulheres e as vezes crianças, ficavam em casa e criavam peças do vestuário e da casa para ganharem dinheiro. Esses trabalhos eram comprados principalmente pela classe média emergente. Esses tempos fizeram o crochê ser estigmatizado como uma prática das classes baixas e não como uma técnica em si. Aqueles que podiam comprar rendas feitas por métodos mais caros desdenhavam do crochê como uma cópia barata. Essa impressão foi parcilamente desfeita pela Rainha Vitória que comprava renda de crochê irlandes e até aprendeu a crochetar. Crochê irlandês foi promovido mais tarde pela Madame Riego de la Branchardiere por volta de 1842 , que publicou gráficos e instruções de como reproduzir rendas de bilro e rendas de agulha via crochê, e muitas outras publicações de como fazer roupas de crochê com lã. Essas receitas eram variadas e complexas.
A moda no crochê mudou com o fim da era Vitoriana. As cores fortes desapareceram e surgiram as publicações com linhas brancas ou pálidas, exceto para as bolsas chiques feitas de linhas de seda brilhantes e miçangas . Depois da Primeira Guerra Mundial, poucas receitas de crochê foram publicadas, e a maioria delas eram versões simplificadas daquelas oriundas do começo século 20. Depois da Segunda Guerra, do começo dos anos 40 até o início dos anos 60, houve uma resurgência no artesanato, particularmente nos Estados Unidos, com muitos desenhos novos e imaginativos. Foram usados nessas receitas linhas mais grossas do que aquelas do período anterior e muitas cores variadas foram incluídas. A prática do crochê permaneceu primariamente uma arte da dona de casa até o fim dos anos 60 e começo dos anos 70, quando a nova geração popularizou os quadrados da vovó e incorporou cores vibrantes. Embora o crochê tenha declinado em popularidade nos anos subsquentes, o início do século 21 tem visto o interesse pelo artesanato em geral ser revivido, como também uma grande melhoria na qualidade e variedade das linhas. Existem muitas novidades em publicações e agora muitas lojas de linhas oferecem lições de crochê em adição as tradicionais lições de tricô.

Fonte: Wikipedia
Tradução: QL

Então meninas viram que interessante desde 1812 que já existia e ainda hoje faz o maior sucesso em nossas casas ,
bom eu gostei muito e vocês o que acharam?
se gostou compartilha!!!
bjossss e até maiss

 

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Cachecol em crochê com flores

Meninas o friozinho ta chegando e comecei  fazer minha peças de inverno e vocês?

Andei passeando  no site da  circulo para ver as novidades para fazer para nossas amigas e achei esse belíssimo cachecol de rosa branca ,agora com a moda de usar colares gigantes  esse cachecol caiu como uma luva , além de ser muito bonito e charmoso vai te aquecer também, vamos aproveitar o inverno para ficar bem quentinha e ao mesmo tempo lindíssima ,aqui eu vou postar alguns modelos de cachecol  diferente mais facílimo de fazer mais uma vez espero que gostem ,faço tudo com maior carinho para vocês  amigas, bjosss 


Material:

1 novelo de Lírio na cor 5637;
1 novelo de Lírio na cor 8001;
ag. para crochê  Círculo nº 3mm; 
300 cm de fita verde transparente com 2 cm de largura;
8 bolas esverdeada de bijuteria nº 4;
1 fecho de broche.
Ponto utilizado
Correntinha (corr.). Ponto baixíssimo (p.bxmo.): Introduza a ag., laç., puxe o p. e passe diretamente no p. da ag.. Ponto baixo (p.b.): introduza a ag., laç., puxe o p. e com outra laç., rem. todos os p.. Ponto alto (p.a.): laç., introduza a ag., laç., puxe o p. laç., rem., 2 p. e com outra laç., rem. todos os p.. Flor: siga o gráfico. Ponto fantasia: siga o gráfico.  
Amostra – Um quadrado de 10 cm em p.a. com a ag. nº 3mm = 30 p. x 10 carr.

Execução


Flor - Faça uma corr. de 108 p. mais 3 corr. para virar e trabalhe a flor seguindo o gráfico. Terminado o gráfico rem. e deixe à espera. 
Cachecol – Faça  uma corr. de aproximadamente 184 p. mais 3 corr. para virar e trabalhe em p. fantasia seguindo o gráfico. Repita de * a * 27 vezes. Trabalhe a parte arredondada nas duas pontas da corr.. Terminado o gráfico rem..
Montagem
Monte a flor enrolando a tira em forma de caracol, e costure bem firme pelo avesso. Costure as bolas no miolo da flor. Prenda o fecho na parte de trás flor. Corte a fita ao meio e passe nos arcos da penúltima carr., deixando as pontas na parte arredonda. Puxe a fita deixando o cachecol franzir. Faça um laço nas pontas da fita. Prenda a flor pelo fecho pegando as duas espessuras do cachecol.

obs:meninas aqui vocês irão encontrar o gráfico  do cachecol é só procurar pelo nome cachecol flor branca 

É isso ai meninas vou ficando por aqui , e não se esqueça se gostou  compartilha!

E um Ótimo fim de semana !

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Crochê para aquecer você e seu lar

Posso dizer que sou uma felizarda gente ,poque sou abençoada com o dom do artesanato tenho uma visão das coisas um pouco diferente,queria tudo fosse bem colorido e alegre para nossos dias ficarem sempre lindos, por este motivo que amoo o que faço, seja para casa como para mim mesma sabe , e adoro compartilhar tudo que sei com vocês meninas, tenho muitas novidades para deixar seu lar ainda mais aconchegante e para sua família também, agora no inverno temos que nos aquecer e que nunca sai de moda são os belíssimos cachecões, golas altas lindíssimas ,luvas,enfim uma variedades de peças que vou postar aqui para vocês,  e que com certeza meninas vocês vão adorar ,não tenha vergonha de me perguntar a respeito de alguma peça ou material , se caso tiver duvidas entre em contato comigo , se gostou curte a pagina meninas bjoss !
Cresci vendo minha vizinha crochetar, eu tinha apenas 11 anos e fiquei com muita vontade de aprender,era cada coisa mais linda que as outras ,ai então comecei  a praticar ela me ensinava todos os  dias depois da aula, lembro que minha primeira peça foi um cachecol de crochê que ela dizia que era o mais facil para eu aprender,lembro que não ficou um pouco torto srsr mas isso me deixou tao que ia para escola com ele toda orgulhosa , parti dai  nunca mais parei .
O modelo acima é bem básico, e feito somente de correntinha e ponto baixo, mas para dar um toque de charme nele você pode ver que nas barras foram acrescentada lantejoulas durante o crochê.ficou simples mais muito elegante,essa receita é bem fácil para quem esta começando ,A receita com o gráfico é bem explicadinha não tem como errar e da  Coats Corrente click aqui e confira os detalhes.




olhe esse modelo que lindo  e fácil, então meninas mãos as obra !



quarta-feira, 19 de junho de 2013

Toalha em crochê estrela com mini-flores e folhas


Boa semana a todas as amigas de perto ou de longe!

Que tal começar a semana com uma linda toalha de mesa?

Modelo estrela para a nossa admiração, lembrando que:

podemos aproveitar as mini-flores com as folhas 

para outras peças ou trocar o fio para fazer um tapete.


meninas espero que tenham gostado,bjos se gostou compartinha!


segunda-feira, 17 de junho de 2013

Xale Em Crochê Branco Para Noivas

Olá meninas,mais um dia lindo de sol e um pouquinho de
friozinho aqui em sp,não resesti quando vi este lindo chale  de crochê branco,marávilhosooo,tinha que compartilhar com vocês tenho certeza que irão amar esse modelito,serve tanto para o calor quanto para o frio.


O xale em crochê é branco, lindo e para as noivas.Que tal mudar a cor do xale para as madrinhas e damas de honra? É difícil resistir ao xale, afinal ninguém é de ferro e nós também queremos um não é mesmo?


















Aqui vou postar gráficos, pap's, vídeos, receita e dicas de artesanato em geral. As imagens são de meus arquivos e também da internet. Vou dar os devidos créditos.
Estou aberta a elogios, dicas e críticas


Amigas espero que gostem desse lindo xale ,eu particulamente  ameiii, se você gostou compartilha ,, mil bjosssss

domingo, 16 de junho de 2013

Tapete de Flores em relevo

Simplismente lindo,vai deixar sua casa ainda mais aconchegante,vale apena vc fazer!









Este tapete é feito com base e flores em relevo do fio BARROCO Círculo.

Categoria:

Decoração

Técnica:

Crochê

Tipo:

Tapetes

Lindas Almofadas Barroco

Olá meninas,entrei no site da linha circulo e encontrei essas 

almofadas lindíssima ,um charme facilima de fazer ,espero que gostem!

Material:

1 nov. de Círculo Barroco 200gr nas seguintes cores: cru (9900), amarelo (9368), coral (9395), marrom (9687), laranja (9059), vermelho (9245), amarelo (9621), pink (9427), rosa (9284), azul (9715), azul (9172) e azul (9113). 

Execução:

FRENTE - Com o fio na cor cru, fazer 8 correntinhas, fechar em círculo com 1 p. bxmo e seguir o gráfico 01. Observar a troca de cor na foto e no gráfico. 
FUNDO - Com o fio na cor cru, fazer 8 correntinhas, fechar com círculo com 1 p. bxmo e seguir o gráfico 02.

Acabamento:

Unir os dois motivos (frente e fundo) seguindo o gráfico 03 e deixando uma abertura para colocar o zíper.

Categoria:

Decoração

Técnica:

Crochê

Tipo:

Enfeites para decoração


Gráficos


maõs a obra amigas !

sábado, 15 de junho de 2013

Jogo de banheiro verão

Material:

1 novelo Barroco 400g nas cores: 9395, 9385, 9368 e 9900.
Agulha para crochê Círculo 3,5 mm.
Uma argola de plástico com 8 cm de diâmetro.

Execução:

Flor (29x): Fazer 8 correntinhas, fechar em círculo com 1 p. bxmo e seguir os gráficos 01, 02 e 03 na sequência. 
Entremeio (12x): Com o fio n cor cru, fazer 5 correntinhas, fechar em circulo com 1 p. bxmo e seguir o gráfico 04.
Tapete do Lavatório: 12 flores e 6 entremeios. Unir as flores e entremeios como mostra o esquema de montagem.
Tapete do vaso: 8 flores e 4 entremeios. Unir as flores e entremeios como mostra o esquema de montagem.
Tampa do vaso: 6 flores e 4 entremeios. Unir as flores e entremeios como mostra o esquema de montagem.
Encaixe da tampa do vaso: Com o fio na cor cru, fazer 57 correntinhas e seguir o gráfico 05. Unir na parte da frente com p. bxmo.
Porta Papel: 3 flores. Unir as flores como mostra o esquema de montagem.
Parte de trás do porta-papel: Com o fio na cor cru, fazer 13 correntinhas e seguir o gráfico 06. Unir na parte superior e inferior com p. bxmo. Fazer as divisões para os papéis a cada 15 carr.
Cobrir a argola com p. baixos e prender no porta – papel com correntinhas, como mostra a foto e o esquema de montagem.  

Artesã: Cristina Luriko

OBS: Receita publicada na Revista Barroco 04. Fotos Editora Minuano

Categoria:

Decoração

Técnica:

Crochê

Tipo:

Jogo de Banheiro

caminho de mesa

Fui passear no site da Círculo e vi este maravilhoso Caminho de Mesa feito com Duna!!

Quer fazer um? 
Materiais:
1 novelo de Duna na cor 9245;
2 novelos de Duna na cor 9392;
4 novelos de Duna na cor 8176;
Agulha Círculo para crochê 3,5 mm.



Execução:

Flor (9x): com o fio na cor vermelho/bordô, fazer 5 correntinhas, fechar em circulo com 1 p.bxmo. e seguir o gráfico 01.
Folha (42x): com o fio na cor verde, fazer 15 correntinhas e seguir o gráfico 02. Observar que a folha é toda trabalhada em p. baixo, pegando na alça de trás ds correntinhas.
Motivo bege (24x): com o fio na cor bege, fazer 5 correntinhas, fechar em circulo com 1p. bxmo. e seguir o gráfico 03.

Esquema de Montagem: 
Motivo com a flor no centro (3x): prender as folhas com p. bxmo. ao redor da flor como mostra o esquema de montagem 01. Prender os motivos bege ao redor das folhas como mostra o esquema de montagem 02.
Unir os motivos com a flor no centro com p.bxmo. como mostra  o esquema de montagem.
Motivo com flor das extremidades (2x): Unir 3 folhas na flor como mostra o esquema de montagem  03 e prender os mesmos nas extremidades, como mostra a foto.

OBS: Receita publicada na Revista Casa Crochê 04. Fotos Editora Minuano

Categoria:

Decoração

obrigada pela visita meninas ,um ótimo fim de semana !

arte do croche

Olá meninas ,aqui estou eu mais uma vez para dar dicas da arte em crochê

Aqui eu vou ensinar a vocês  a criar lindas peça de crochê em barbantes , 
                   
com video aula e também com gráficos espero que gostem !!

Jogo de banheiro vermelho e cru










Meninas espero que tenham gostado,vejo vocês na pròxima !!
bjoooossss