Que cachecol é tendência e ajuda a se esquentar do frio, isso todas nós sabemos. Mas já sabem como se iniciou a história do cachecol? Eu já havia explicado [AQUI] de como usar, mas dessa vez estive pesquisando mais sobre a História. E pelo que estive lendo o cachecol é praticamente o "pai da gravata", isso mesmo, esse post será mais detalhado sobre essa peça que tomou nossos corações. A gravata surgiu em Roma, no século I a.C e nos dias mais quentes, os soldados romanos, para se refrescar, usavam a "focale", uma espécie de cachecol úmido amarrado ao pescoço. Apesar de prática, a gravata romana não virou moda.
Em 1668, um regimento de mercenários croatas a serviço da Áustria aparece na França usando cachecóis de linho e de musselina. Os franceses, com sua característica preocupação com o vestuário, adoraram o cachecol iugoslavo e logo começaram a aparecer em público - homens e mulheres - usando gravatas. Eram modelos de linho ou de renda, com nós no centro e longas pontas soltas.Os franceses passaram a chamar seus lenços de pescoço de "cravate" (gravata, em inglês), porque em francês essa palavra significa também croata. A gravata moderna só veio cair no gosto popular no final do séc XIX, e era destinada ao público masculino. Ainda nessa época, as mulheres também começaram a usar gravatas com blusas e saias, embora se tratasse de uma tendência e não de uma moda duradoura. As gravatas retornaram com parte da moda unissex da década de 60.Segundo a Enciclopédia da Moda, de Georgina O'hara, cachecol significa: tira longa de tecido, geralmente tricotada em lã à mão ou à máquina. É enrolada em volta do pescoço quando faz frio. Também é conhecido como "cachenê", do francês "cache-nez". Considerações à parte, o fato é que o cachecol sempre foi recebido de braços abertos no inverno. Vale a pena investir! O acessório novo faz uma ótima parceria até com as roupas mais velhas. O resultado é um visual moderno e divertido para diversas ocasiões.
Hoje o cachecol não é apenas um acessório que serve para esquentar, mas que também fazem um complemento charmoso até mesmo quando se usa roupas simples e apagadas, é um chamativo para conduzir olhares. E o legal que ele pode estar presente no guarda roupa feminino e masculino.
Para aquelas pessoas que tem rosto cheio e pescoço curto, a recomendação é que não exagere no volume no pescoço. Seu uso pode ser diversificado, por exemplo usa-se lenços no cabelo ou colocá- los na cintura.
Vivemos em um país tropical, mas isso não significa que devamos deixar o pescoço desprotegido quando bate aquele pé de vento típico do inverno. Para você curtir o friozinho sem ficar resfriado, reunimos abaixo as principais tendências em cachecóis vistas pela WGSN nas passarelas internacionais.
Extremamente comercial, o cachecol longo vem em malha, crochê ou lã.
O cachecol que faz as vezes de gola é tendência há três temporadas e não dá sinais de que vá esmorecer.
Seguindo uma tendência setentista country, os lenços em formato de laço vêm em seda, veludo e em muitas estampas.
Lenços, xales e estolas de pele – que podem sempre ser sintéticos – são a grande novidade da temporada. Eles vêm dentro de uma tendência vintage que surgiu neste ano.
As dez maneias de usar
Tradicional: apoie o meio da peça no pescoço, faça uma volta completa e deixe as pontas caídas, de um jeito descontraído. Fácil e rápido.
Modelos longos: quanto mais compridos, mais voltas você pode dar no pescoço, mas sem apertar. Além de aquecer, valoriza o rosto, já que o volume maior chama a atenção para a parte de cima do corpo.
Gola extra: você pode formar uma gola extra com o cachecol: para isso, é só fazer uma volta mais larguinha, como se fosse um colar mais curto.
Nó grande: dobre seu cachecol ao meio, envolva-o no pescoço e passe a ponta solta por dentro da dobra que ficou no lado oposto. O nó fica grande e o efeito, incrível. Para homens e mulheres.
Coleira: enrole todo o cachecol no pescoço e esconda as pontas por dentro da parte inferior da echarpe. Esse é mais um visual que chama a atenção para o rosto e fica ótimo com cabelos presos em coque ou rabo de cavalo.
Sobre os ombros: os cachecóis também podem ser usados simplesmente sobre os ombros. Os estampados ficam lindos com um look básico e dispensam o uso do casaco.
Transpassado sobre os ombros: não há nada mais simples do que colocar o cachecol e lançar uma das suas pontas sobre o ombro oposto: fica simples, bonito e não cai.
Cachecol com echarpe: sobreponha echarpe e cachecol sem medo, usando o mais groso por baixo, enrolado ao pescoço. Finalize com a echarpe também enrolada em uma única volta.
Como colar: junte as pontas do cachecol, formando um círculo e use-os como colar. Ideal para blusas sequinhas e um casaco por cima.
Com broche no centro: pode usar um broche para prender e dar um ar ainda mais romântico ao cachecol.
Outras formas de usar lenço ou cachecol:
1.Simplesmente colocando no pescoço, com uma das partes para frente e a outra para trás
2.Ascot: faça um nó como o de gravata no cachecol e coloque para dentro da roupa.
3.Tecidos menos volumoso, faça um nó simples de gravata.
4.Como gargantilha colocando o cachecol no pescoço e levando as duas pontas para trás, amarrando na nuca as pontas. Podendo voltar e amarrar para a frente, isso se o pescoço for longo.
Uma dica os lenços retangulares emagrecem e destacam cor e leveza a qualquer modelo de roupa, é sofisticado e serve para qualquer produção simples e além disso também aquecem o pescoço na medida certa.
Cachecol para Eles
Além de garantir elegância e sofisticação aos visuais de inverno, o cachecol tem o poder de aquecer o pescoço e ombros. Mais do que nunca, a diversificação nos acessórios masculinos vem aumentando e os cachecóis fazem sucesso entre eles no inverno
Para usar cachecóis os homens devem levar em conta o seu estilo pessoal. Homens básicos devem optar por modelos mais discretos, em tons escuros, de preferência da mesma cor da camisa ou casaco. Os mais modernos e ousados podem investir em cachecóis maiores, com listras ou alguns detalhes nas pontas, além de cachecóis bicolores e cores mais chamativas.
Uma maneira de usar o acessório é jogar as pontas para trás envolta do pescoço, cruzar as duas atrás e retornar com as pontas para frente, deixando-as caídas. Além disso, pode ser usados bem despojados, em volta do pescoço, com uma ponta jogada para trás e outra caída na frente, fica bem charmoso!
É importante ressaltar que a escolha do cachecol depende também do tipo físico da pessoa. Os homens de pescoço mais curtos e grossos devem optar por um cachecol de tecido mais fino e evitar dar duas voltas no pescoço, deixe-o sempre caído. Já os homens de pescoço mais comprido e fino podem abusar mais de tecidos pesados e até mesmo dar uma ou duas voltas
no pescoço.
Os cachecóis para homens diferenciam-se dos femininos pelo aspecto mais sóbrio, em modelos mais discretos, sem grandes detalhes. Os cachecóis masculinos podem ficar por fora do casaco ou por dentro da roupa. É importante deixar o acessório leve e soltinho e não deixar muito justo no pescoço.
Aos homens que gostam de cuidar do visual vale a pena apostar nos cachecóis que são extremamente úteis e versáteis e além de aquecer combina com qualquer traje e estilo, desde os mais casuais até os mais formais.